terça-feira, 6 de setembro de 2011

Araruama promove carnaval ecológico

Quem foi que disse que carnaval é só brincadeira? Em Araruama, o assunto é levado a sério, principalmente na questão da preservação ambiental. Prova disso é que o município é o único, na Região dos Lagos, contar com uma decoração ecologicamente correta. Ao todo, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Política Social, em parceria com o programa Araruama Solidária, utilizou mais de nove mil garrafas pet, além de chapas de raio x, latinhas, tampinhas de metal e de plástico, caixas de leite longa vida, pneus, borracha e até CDs para confeccionar toda a decoração, que neste fim de semana vão colorir toda a orla da cidade.
- Teremos cerca de 10 bonecos e 210 alegorias entre chapéus, pandeiros, máscaras e estandartes, tudo em material reciclável, enfeitando não apenas as ruas mas, também os trio-elétricos que vão puxar os blocos de rua – informou o prefeito André Mônica.
Todo o material foi arrecadado, através de campanhas, pelo programa Araruama Solidária, e doado pela presidente Paula Pêgas e os moradores da comunidade, aos instrutores do CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), programa mantido pela Prefeitura Municipal de Araruama, através da secretaria municipal de Política Social, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
- Nosso primeiro trabalho em conjunto com a Prefeitura, com foco ecológico, foi no Natal, quando utilizamos oito mil garrafas pet para criar os personagens natalinos que enfeitaram a Praça da Bíblia – lembrou Paula, que continua arrecadando materiais recicláveis, desta vez com foco na decoração de Páscoa.
Artesanato com material reciclável é um dos cursos que o CRAS de Araruama oferece gratuitamente. Para participar, os interessados devem estar em situação de desemprego ou emprego informal, violação de direitos, privação alimentar e cadastradas no Programa Bolsa Família.
- Para se cadastrar é necessário passar pelo atendimento psicossocial, onde será feita uma avaliação pela equipe técnica, composta por psicólogos e assistentes sociais. É importante, também, portar os documentos pessoais (CPF, RG e Título de Eleitor) além de comprovante de residência – informa Selma Bragança, diretora do Serviço Social da secretaria de Política Social, Trabalho e Habitação de Araruama, lembrando que “caso a pessoa não possua esses documentos, fazemos os devidos encaminhamentos para a retirada”.

Além do artesanato com material reciclável, o CRAS oferece, ainda, pintura em tecido, manicure, crochê, pintura em tela, capoeira, atendimento psicossocial, além de cursos de modelagem industrial, restauração de móveis, música, tecelagem, esporte, dança, bordado em fitas, salgados, doces em compotas, oficinas de convivência e reuniões socioeducativas, entre outros.















Nenhum comentário:

Postar um comentário